O trabalho do Meraki já começou, e anunciamos com muita felicidade a primeira atleta apoiada pela nossa rede! A Joicinha Rocha é uma guerreira da natação, e com a nossa ajuda (e de muitos outros incentivadores) representará o Brasil na sua primeira competição internacional, a II UANA Swimming Cup, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2019 em Lima, no Peru, reunindo nadadores de todo o continente americano.
Atleta do Flamengo, aos 11 anos ela vem se destacando entre as meninas da categoria petiz em todo o Brasil, dominando provas de fundo e velocidade, nas quais já quebrou inúmeros recordes – é detentora das melhores marcas estaduais nas provas de 100m medley, 200m livre, 50m borboleta, 100m borboleta e 800m livre. Graças a esses ótimos resultados, foi uma das convocadas pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) para integrar a seleção brasileira no evento.
O Meraki contribuirá com as passagens aéreas, começando assim a sua história de transformação de vidas de jovens atletas de alta performance. “Nosso encontro com a Joice foi resultado da rede informal que já existe e é formada por apoiadores do esporte como nós. A possibilidade de ampliar as conexões entre pessoas que acreditam nos valores que o esporte traz para a vida de cada atleta é que nos motivou a apoiá-la. Estamos muito contentes de poder fazer parte desse sonho na vida dela, e continuaremos trabalhando para ajudar muitos outros jovens”, comemora Luciana Kikuchi, presidente do Meraki.
Como os atletas da base não contam com ajuda de custo da confederação para esse tipo de competição, os pais da Joice começaram uma intensa mobilização para arrecadar R$ 7 mil, para custear passagens aéreas, hospedagem, alimentação e tudo que garantisse a sua participação. Em apenas 24 horas a meta da vaquinha online foi batida, permitindo que a Joice dê esse grande passo na sua trajetória de atleta.
“Pude contar com o carinho e o apoio de amigos e familiares, que deram voz à minha causa, ajudando financeiramente ou compartilhando a minha história nas redes sociais. Sempre foi meu sonho representar o Brasil em uma competição internacional. Espero que seja a primeira oportunidade de muitas que estão por vir. O maior desafio é me manter firme no meu propósito – treinando, dando o meu máximo para continuar competitiva, mesmo com pouco ou nenhum incentivo financeiro”.
Nadadora desde os 2 anos, começou a competir aos 8, na categoria mirim zero, pelo Clube de Regatas do Flamengo (RJ). Entre suas principais conquistas está o título de Atleta Mais Eficiente do Festival CBDA Sudeste Petiz de Natação de 2019 (campeã nas provas de 50m livre, 200m livre, 400m livre, 100m borboleta, 200m medley, 4x50m medley misto, 4x50m livre e 4x50m medley), além de mais de 120 medalhas de ouro em campeonatos estaduais.
Com uma rotina de muito esforço e dedicação, ela acorda diariamente às 4h da manhã para estar no clube às 7h. Entre treinamentos, escola e aulas de inglês, chega em casa às 20h, para continuar na busca pelo seu sonho de ser uma atleta olímpica.
Fotos: Jeiferson Walacy